Como mudar de casa com o seu PET?

Animais de estimação são fãs de rotina, habituados a terem um território só deles, com os móveis sempre nos mesmos lugares, um espaço que se estende ao perímetro físico da sua casa: a rua, o gramado do vizinho, os mesmos carros passando em horários próximos, tudo isso fica registrado em suas mentes, e quando algo muda, existe uma forte tendência deles sofrerem.

E, quando se trata de mudar de casa, são várias as situações que eles nunca encararam: pessoas estranhas carregando móveis e caixas e ele mesmo indo para um novo lugar, onde nenhum cheiro ou som é familiar, um cenário que exige cuidados para não traumatizar os Pets.

Porém, é possível tornar a sua mudança de casa tranquila para eles, basta seguir as nossas dicas:

Evite alterar muito a rotina

Os cachorros e gatos são sensíveis à rotina, sabendo qual é o horário de comer, caminhar e em que momentos os donos costumam sair. 

E é normal que, na medida em que o dia da mudança se aproxima, a rotina mude, aumentando a correria para embalar as caixas e móveis. 

Tente não deixar essa correria interferir na rotina dos seus Pets, se você tem o hábito de passear com ele todos os dias, por exemplo, procure manter esse padrão, isso dará conforto e tranquilidade para o seu animal.

Acostume ele ao novo lar com antecedência

Se houver essa possibilidade, acostume o seu animal ao novo lar com antecedência, levando ele para uma visita de forma constante e o deixando explorar cada novo canto, cheirando e marcando território, isso fará com que ele se acostume com os cheiros e sons do ambiente, não estranhando tanto após a mudança.

Mantenha ele longe da movimentação

Dias de mudanças tendem a ser bagunçados, com muitas caixas e móveis sendo transportados para o caminhão e, posteriormente, para a nova casa, e o seu pet não consegue entender o que está acontecendo, para onde que estão levando tudo, podendo ficar estressado e ansioso.

Evite isso mantendo-o longe da movimentação, seja deixando no quintal ou em um cômodo mais afastado, ou deixando com algum familiar, vizinho ou creche de animais com o qual ele já esteja habituado, isso fará com que você também consiga lidar melhor com a mudança, sem preocupação com o seu pet.

Com essas dicas, você garante ainda mais tranquilidade em sua mudança, aliviando o stress e permitindo que o seu pet também curta a nova casa.