24
O que você precisa saber sobre mudança internacional?
Chegou o tão esperado momento de se mudar para um novo país e começar uma nova vida. Vários fatores estão envolvidos com essa mudança, um novo emprego, uma nova língua, novos vizinhos e uma nova cultura também. Além disso, os trâmites de uma mudança convencional, com o deslocamento de suas coisas de um país para o outro, que envolvem muitas burocracias e atenção.
Por isso, aqui vão algumas dicas e um pequeno check-list para você começar a se preparar para mais essa mudança!
Faça um planejamento minucioso, para que possa evitar imprevistos. Estabeleça um cronograma e busque segui-lo à risca, coloque metas e detalhe bem cada tarefa a ser feita. Empresas especializadas em mudança internacional podem te ajudar a definir esse cronograma e facilitar o processo.
Os documentos são a maior prioridade, apenas com eles você conseguirá despachar seus pertences sem risco de apreensão. Organize em pastas as licenças, vistos e autorizações, para que estejam à mão quando precisar de cada uma delas.
Com os documentos em mãos, é hora de embalar e despachar seus pertences. Para isso você pode contar com a ajuda de amigos e familiares, ou se preferir, contratar uma empresa especializada em mudanças, que cuidará de tudo com atenção e zelo. O envio pode ser feito de três formas, mar, ar, ou solo. Cada um deles tem seu tempo, portanto, escolha o que for melhor para você. Guarde bem o comprovante de despacho, você precisará dele para retirar sua carga no local de destino.
No país de destino podem haver algumas taxas para liberação de carga e outras burocracias para a mudança, busque saber sobre elas com antecedência para não ser pego de surpresa quando chegar ao novo país.
Muitas burocracias envolvem a mudança internacional, se você não tem experiência, ou não quer dor de cabeça, a dica é contratar uma empresa especializada nesse tipo de mudança. Por estarem acostumados com os trâmites, será mais fácil ter tudo em ordem e sua mudança será mais tranquila.
Principais serviços que precisa contratar:
-
Seguro internacional;
-
Liberação alfandegária;
-
Armazenagem da carga até a liberação;
-
Monitoramento do transporte;
-
Despachante aduaneiro.